EMDR é uma abordagem que significa em português Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares.
Foi desenvolvida nos EUA no final dos anos 1980 pela Dra. Francine Shapiro, inicialmente, para o tratamento de traumas, mas atualmente tem sido usada no tratamento de medo, fobias, depressão, ansiedades, etc. Estudos científicos vêm demonstrando que a estimulação bilateral provocada pelo EMDR ativa zonas cerebrais relacionadas à memória e aprendizagem, às emoções e ao processamento das informações e por isso, promove o reprocessamento de eventos negativos proporcionando uma melhora na vida como um todo.
O EMDR está certificado como “baseado em evidência científica” por órgãos como Organização Mundial da Saúde, Associação Psicológica Americana, entre outros.
SOBRE
EMDR
A psicóloga moverá os dedos para frente e para trás em frente ao seu rosto e pedirá que você acompanhe os movimentos das mãos com os olhos. Ao mesmo tempo, farei com que você se lembre de um evento perturbador. Isso incluirá as emoções e as sensações corporais que o acompanham.
Ao contrário de outras formas de terapia que se concentram na mudança de emoções, pensamentos e comportamentos resultantes de experiências angustiantes, a terapia EMDR concentra-se diretamente na memória específica para mudar a maneira como ela é armazenada no cérebro.